Estações Vila Aurora e Jaraguá: novas informações!

Após vários meses sem qualquer notícias a respeito das obras das novas estações de trem do Jaraguá e Vila Aurora, obtive novas (e não muito animadoras) informações sobre o andamento dos projetos.

A estação de Vila Aurora, que também fica na Linha 7 – Rubi, entre as estações de Jaraguá e Perus é a que está ‘mais adiantada’ das duas novas estações. Essa estação, que segundo constava no site da CPTM, deveria estar em operação desde o final de 2010, sofreu atrasos para a entrega devido ao não cumprimento de etapas da obra por parte do vencedor da licitação, o Consórcio Estacon-Hersa.

Com o não cumprimento, o contrato foi rescindido e assinado novamente com o segundo colocado da licitação, a Construtora Heleno Fonseca, que assumiu o valor restante da obra, de R$26 milhões, já descontando o valor executado pelo Consórcio Estacon-Hersa.

Maquete Estação Vila AuroraMaquete da Estação Vila Aurora,  obtida com exclusividade pelo Blog do Jaraguá

Agora, o novo prazo de entrega da estação Vila Aurora é para o final de 2012 e a previsão é de que a estação acrescente à linha cerca de 10 mil novos passageiros, cuja demanda diária já é de 400 mil usuários.

A acessibilidade à nova estação será algo de destaque, a exemplo das recentes estações entregues pela CPTM. Os acessos as plataformas serão por meio de escadas rolantes, fixas e elevadores. Haverá rotas táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bilheterias blindadas, circuito fechado de TV, sistema de detecção e combate a incêndio e SSO (Sala de Supervisão Operacional), responsável pela supervisão dos sistemas da estação. A estação também terá um sistema de captação de águas pluviais para reuso. Além disso, vai dispor de bicicletário. Na parte externa, a CPTM executará trabalhos de paisagismo e adaptações nos viários de acesso.

Quanto à nova estação de trem do Jaraguá, a obra ainda não prazo definido para começar a sair do papel. A expectativa é que, se não houver nenhuma paralisação administrativa ou judiciária no processo licitatório, as obras tenham início no primeiro semestre do ano que vem.

A estação será feita vizinha à atual estação Jaraguá, que hoje é tombada pelo patrimônio público. Quando a nova estação estiver concluída, a atual será desativada. Não há, ainda, informações do destino de uso para o então imóvel tombado.

No momento, os técnicos da CPTM trabalham para concluir a documentação técnica que permitirá a publicação do edital, que está previsto para o segundo semestre. Pelo que se tem do projeto atual, a estação não contempla um estacionamento, mas assim como a estação Vila Aurora, essa deve dispor de bicicletário gratuito.

Agradecimentos à Assessoria de Imprensa da CPTM!

Texto: Blog do Jaraguá
Foto: Assessoria de Imprensa CPTM

null

Anúncios
    • Heber Lopes
    • 28 de setembro de 2011

    Moro nas imediações desta nova estação Vila Aurora. Em média gasto até meia hora para me deslocar até a estação Jaraguá.

    As obras estão paralisadas há um bom tempo, só guardas no pátio de obras. O pessoal brinca com a população do Jaraguá! Obras de 6 meses levam uma eternidade para se cumprir!!! Eu acho que esta estação é um elefante branco vão gastar toda verba, depois aditamentos, etc… vocês sabem como é no Brasil!

    Vamos ver no que vai dar. Já vai pra 3 anos que iniciaram os trabalhos e quase nada pra se ver.

      • Ivo G.S.
      • 7 de maio de 2012

      Má noticia: passei hoje, dia 07/05 lá na Vila Aurora em frente a futura estação da CPTM e conversei com três pessoas que estão passeando no local da obra (digo passeado porque não existe obra nem material, só três pessoas passeando).

      A empreiteira ainda não mandou material, nem equipamentos para construção da estação.

      Conversei com o três que estão no local e todos foram categóricos em afirmar este ano não sai a estação. Se houver manifestação do povo ou alguma pressão popular, ou da imprensa, quem sabe em 2013. Segundo os operários, se ninguém se manifestar, a tendência é o projeto ficar para 2014.

      As desculpas para adiamento da obra são o seguinte: o desinteresse do Governador Alckmim e a superlotação do sistema.

      O recado tá dado. Ou o povo da Vila Aurora sai às ruas para se manifestar ou estação só em 2014.

      • Olá, Ivo!

        Obrigado por mais uma visita ao blog!

        Felizmente, a obra está num ritmo mais acelerado nesse momento. A verdade é que a estação tem novo prazo para entrega: primeiro semestre de 2013. Segundo a assessoria da CPTM, esse novo prazo se deve à troca de empreiteiras, já que a vencedora não cumpriu os prazos e foi substituída pela segunda colocada na licitação.

        O Heber Lopes está postando fotos regularmente das obras!

        Um abraço,
        Estevão

    • Heber Lopes
    • 16 de outubro de 2011

    Infelizmente as obras estão paradas nesse mês de outubro 2011. Moro nas imediações da futura estação. Só guardas no pátio de obras…

    • Olá, Heber!

      Péssimas notícias essas suas… Só para variar um pouco, as obras públicas a passos de tartaruga, né?

      Já enviei e-mail para a CPTM para saber a que ponto está a obra e para saber o motivo que essa encontra-se parada. Assim que tiver novidades, posto no blog!

      Abs
      Estevão

        • Junior
        • 20 de novembro de 2011

        Tô esperando!

    • heber lopes
    • 7 de dezembro de 2011

    Junior :
    Tô esperando!

    Ta de rosca tudo a passo de tartaruga.

    • Mauricio Reis Silva
    • 9 de janeiro de 2012

    Pois é meu caro Heber!

    Eu no caso vejo da casa da minha mãe que, por enquanto é vizinha ao lado dessa lendária estação Vila Aurora, e vivo me perguntando essas mesmas dúvidas suas. O mais engraçado é que, por exemplo, a futura nova estação de Franco da Rocha teve início das obras bem depois da Vila Aurora e já está quase pronta (e olha que aquele bairro é interiorano e pensa-se que nessas regiões o processo seja lento. Várias vezes subi em cima da laje de casa pra conferir as obras e só o que via eram operários reunidos em rodas de bate papo pra um lado e outro como andarilhos vagando pela via férrea . E quanto mais eu vejo essas coisas por aqui (pois o nosso bairro já é esquecido pelas subprefeituras da região), e a cada vez que vejo comerciais do governo e da prefeitura ilustrando e promovendo obras por São Paulo a fora , mais eu tenho vontade de pegar uma câmera filmadora, gravar e divulgar até a época das eleições pra que só assim nós possamos nos lembrar de como funciona o sistema e a tomar medidas pra acabar com o nosso sofrimento diário. Gostaria de ver um dia na TV o Kassab e o Alckmim pegando um trem ou ônibus (lata de sardinhas) desses, numa bela semana de trabalho árduo nos horários de pico pra eles verem o que é bom. Uma semaninha só, sem limousines ou helicópteros, sem conforto. Mas creio que Deus está vendo tudo isso.

    Abraço caro amigo, fé só em Deus e pé na tábua.

      • Heber Lopes
      • 21 de janeiro de 2012

      È caro Mauricio só a graça com esses politicos de sampa e do Brasil,prometem tudo depois ficam de 4 a 5 anos no poder não fazem nada só ficam no bafo de boca com a população que os elegeram,a estação Vila Aurora ja virou motivo de chacota aqui no bairro só que já foi gasto nessa obra em 3 anos ja dava pra estar pronta mas tem que ter aditamentos novas medições esses dias estavam trocando a via aérea no local das obras entre a construtora e a Cptm tinha umas 60 pessoas por baixo 5 trabalhavam eo resto só olhando e batendo fotos,esse é o nosso Brasil infelismente nação abençoada por nosso DEUS mas os politicos nadaxnada quando ficar pronta um dia veja o valor da obra final estamos de olho.Abraços ps postei fotos no Flickr

    • Fátima Febbe Sanches
    • 20 de fevereiro de 2012

    Olá Estevão,

    Moro ao lado da obra, na rua Acaricuara, você sabe algo sobre as desapropriações?
    Não sei se já acabou ou se mais casas devem ser demolidas…
    Esta rolando aqui pela vizinhança boatos de que muitas casas aqui da rua devem ser desapropriadas para a passagem de uma avenida que dará acesso a nova estação Vila Aurora.
    Você tem alguma informação sobre isso? Procurei na internet mas não achei nada…

    Por favor, se for possível você poderia me ajudar a descobrir se realmente será construída esta avenida ou qualquer outra obra aqui que cause mais desapropriações na região?

    Desde já muito obrigada!

    • Olá, Fátima!

      Primeiramente, obrigado pela visita ao blog! E obrigado também pelo seu comentário!

      Referente as desapropriações, não tenho uma informação completa por enquanto. O que posso lhe garantir, visto que obtive essa informação da Assessoria de Imprensa da CPTM, é que as desapropriações para a obra da estação Vila Aurora já acabaram. Não haverão mais desapropriações.

      Porém, o viário local para acesso à estação é de responsabilidade da Prefeitura. E, até o momento, não obtive retorno deles referente à este assunto. Assim que obtiver, postarei no blog!

      Abraço!

  1. Novidades as obras da Est. Vila Aurora estão andando veja fotos no http://www.flickr.com/photos/60311837@N03/6969995749/in/photostream

      • Fátima Febbe Sanches
      • 11 de março de 2012

      Muito bom!! Dá para ver minha casa nesta foto… depois de pronta vai ser uma mão na roda.. 🙂

    • Show! Obrigado pelas fotos, Heber! 🙂

      Estevão

  2. Alguém tem alguma notícia ou previsão de quando ficará pronta a Estação Vila Aurora?

    • Olá, Isabela!

      Primeiramente, obrigado pela visita ao blog!

      A CPTM ainda mantem as datas para término das obras para o final desse ano, embora pouca (ou nenhuma) movimentação se veja no local atualmente. Segundo a empresa, o grande problema pelo atraso da obra se deve ao não cumprimento do contrato por parte da primeira colocada na licitação, o Consórcio Estacon-Hersa. Por causa disso, foi feito o cancelamento do contrato, e assinado um novo contrato com a segunda colocada, a Construtora Heleno Fonseca. Isso, é claro, demandou um tempo que não estava previsto.

      Nesse meio tempo, devem começar as obras da nova estação Jaraguá, que já tem um vencedor na licitação lançada esse ano. Em breve tratarei desse assunto no blog.

      Abraço!

    • Luiz
    • 6 de maio de 2012

    Pelo preço é pra ser bem moderna! Mas como esse pais está infectado pela corrupção, não acredito que vá sair grande coisa! Já começa pela troca de empreiteira que já mudou. Na verdade é um esquema para desviar o dinheiro sem que ninguém perceba, pois se a que começou não cumpriu com o contrato, deveria devolver o dinheiro. Não é o que está acontecendo. Como sempre população enganada e verba pública desviada.

    Um abraço à todos por mais uma farsa pública.

    • Olá, Luiz!

      Obrigado pela visita ao blog!

      Essa estação será bem moderna mesmo. Como descrito no blog, “haverá rotas táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bilheterias blindadas, circuito fechado de TV, sistema de detecção e combate a incêndio, SSO (Sala de Supervisão Operacional), um sistema de captação de águas pluviais para reuso e um bicicletário”.

      Quanto à troca de empreiteira, quando isso ocorre, a segunda colocada na licitação dá início aos trabalhos seguindo o que já foi feito pela empreiteira anterior. E disporá do dinheiro restante para concluir a obra. Portanto, a primeira empreiteira não recebeu todo o dinheiro e saiu sem executar o serviço. Recebeu, sim, o valor equivalente ao serviço que prestou até o momento da saída.

      Um abraço,
      Estevão

  3. Estevão e a CPTM tem alguma novidade sobre as estações da linha 7? As obras do entorno do viaduto Jaraguá do lado da Av. Felipe Pinel é um matagal só, e a iluminação é precária! Cade os políticos que vem no bairro só na campanha política?

    • Olá, Heber!

      Obrigado pelo comentário e mais uma visita ao blog!!!

      Tenho sim algumas novidades em relação às estações. Postarei no blog ainda essa semana. Novidades não muito animadoras, para adiantar a verdade.

      Quanto às obras no entorno da estação, ainda nada. O fato de eu não estar em São Paulo no momento me limita um pouco quando preciso de algumas informações.

      Eu já mandei inúmeros e-mail (mais de 15, pra falar a verdade) para a Prefeitura e para os vereadores, deputados que estavam na inauguração do viaduto, para saber quando as obras serão definitivamente finalizadas. Mas não obtive retorno de nenhuma parte. Um descaso incrível com a população. O fato é que a conclusão dessa obra não trará nenhum novo eleitor para os que já estão no poder. Esse é o motivo de não se ter nenhuma posição por parte deles.

      Também não sei se mais pessoas reclamam, ou só eu e você nos desgastamos, tentando contato com eles. O ditado fala que “uma andorinha não faz verão”, correto? Se ao menos eu estivesse em Sampa, poderia providenciar um abaixo assinado, e eu sairia, com a maior boa vontade, de porta-em-porta coletando assinaturas, para termos uma definição nessa obra que parece não ter fim.

      Vi que você continua postando as fotos da futura estação Vila Aurora. Muito obrigado, cara! Está ajudando muito! Pelo menos sabemos que alguma coisa está sendo feita! Comentarei sobre isso no blog.

      Um abraço!

  4. Novas fotos das obras da Estação Vila Aurora.
    Obras da estação, na Linha 7 da CPTM, entram num ritmo mais acelerado com a montagem da superestrutura no dia 26 e 27 de Maio.
    Cptm

    • Show, Heber!!!

      Obrigado pelas fotos! Que as obras continuem nesse ritmo! E também que as obras da Estação Jaraguá comecem logo!

      Abraço,
      Estevão

      • Estevão

        O Governo do Estado já colocou uma placa enorme no viaduto do Jaraguá nessa semana indicando o início dos trabalhos para a nova Estação Jaraguá da CPTM.

        Abraços,
        Heber

      • Show de bola, Heber!

        Obrigado pela informação! Como não estou em Sampa, não posso conferir essas novidades. Espero que quando eu voltar, essa obra já esteja bem adiantada!

        Abraço,
        Estevão

    • Ana Beatriz
    • 8 de julho de 2012

    Eu tive que sair da minha casa para fazerem um estação.

    E não me pagaram ainda.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: