Novas estações de trem da CPTM: Jaraguá e Vila Aurora

Em novembro de 2007 a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou em seu site todo o planejamento para o “Plano de Expansão do Transporte Metropolitano”, projeto do Governo de SP que tem custo estimado em R$ 20 bilhões entre aquisições de novos trens (serão mais de 120 novas composições) e a construção e modernização de 28 estações de trem e metrô. O objetivo principal é de aumentar de 61 km para 240 km a malha ferroviária do estado com qualidade de metrô. Entre muitas novidades, haviam as informações de que seriam construídas, até o final de 2010, a Estação Vila Aurora e a nova Estação Jaraguá, substituindo a atual em operação, construída em 1891 com nome de Taipas e hoje tombada pelo patrimônio público, ambas na Linha 7 – Rubi [Luz – Francisco Morato].

Thread da nova estação Jaraguá
Estação Jaraguá Estação Jaraguá Estação Jaraguá

Segundo a CPTM, a nova Estação Jaraguá tem investimento calculado em R$ 27 milhões e o processo de licitação terá início assim que os recursos forem liberados pelo Governo Paulista.

Thread da Estação Vila Aurora
Estação Jaraguá Estação Jaraguá

Já a Estação Vila Aurora está com andamento mais adiantado. O processo de licitação está em seu processo final e o início das obras se darão assim que essa fase for concluída. O investimento total é de R$34 milhões e o término está previsto para dezembro de 2010. Essa obra irá atender aos moradores dos bairros Cidade D’Abril, Jardim Ipanema, Vila Santa Lucrecia, Parque Nações Unidas, Conjunto Habitacional Voith e Parque Jaraguá, da Zona Oeste de SP, além de contar com total acessibilidade para deficientes físicos.

Saiba mais sobre o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano do Governo Paulista, clicando aqui.

Fonte: Blog do Jaraguá

null

    • Cláudia
    • 18 de fevereiro de 2011

    A ótima notícia é que a estacao da Vila Aurora ficaria pronta no final de 2010; que bom seria, não é?

    Essa nova estação facilitaria a vida de muita gente, mas a verdade é que até agora essa estação não se concretizou. A população local continua já em 2011 frustrada e desiludida com promessas não cumpridas!! No website oficial da CPTM a estação não aperece no mapa oficial da empresa. Informação específica e adequada e difícil de se encontrar? Gostaria de saber se a empresa que ganhou a licitação milionária da obra está pagando alguma multa pelo atraso e não cumprimento das obras. Ou será que a população local não merece o mínimo de respeito e transparência quanto ao uso do dinheiro público?

    Empresas que prestam serviços públicos devem ser mais transparentes e responsáveis em prestar contas a população local ou será que continuaremos vendo resultados forçados por manifestações primitivas ao invés de civilizada prestação de contas das empresas públicas e privadas?

    Outro exemplo da ignorância de tomar decisões sem consultar aos moradores locais e querer trocar o nome da estação do Jaraguá por Taipas ou qualquer outro nome que seja…. Do meu ponto de vista, uma tremenda indiferença e desrespeito a identidade e aos valores da população local; que tem o Parque Estadual do Jaraguá como um orgulho local. Por sua vez o Parque está localizado muito mais próximo geograficamente da estação do que o bairro chamado de Taipas que fica muito mais longe (se alguém se der ao trabalho e só olhar no mapa!). Acredito que antes de trocar o nome da estação deveria-se ter uma razão para isso. Tem razão? Pergunte a população primeiro! Garanto que se fizer uma pesquisa entre os moradores locais, a pergunta seria “para que” ou “por quê” trocar o nome da estação? O Jaraguá e um bairro muito antigo e com muita história e a troca de nome significa uma grande perda! Que ignorância por parte da CPTM.

    Espero que alguém com bom senso não deixe que isso aconteça.

    Vamos lá, pessoal. Se não gritarmos ninguém escuta…. Por Favor reclamem o que é seu por direito, não percam suas referências, raizes e sua história local!!!

    Cláudia Farias

    • Oi Claudia!
      Primeiramente, obrigado pela visita e comentário no blog!

      Infelizmente essa obra é “apenas mais uma” que não é finalizada no tempo previsto. A cada hora, um novo prazo é dado a população. Isso quando alguma explicação ou esclarecimento é dado, como se não fosse o nosso dinheiro dos impostos!

      O Consórcio Estacon-Hersa que ganhou a licitação para a obra, não cumpriu os prazos, o contrato foi rescindido e a obra foi repassada à segunda colocada na licitação, a Construtora Heleno Fonseca. Por conta disso o prazo deu uma GRANDE esticada para o final de 2012. Veja só: 2 anos de atraso. Isso se não houverem novos prazos. Uma vergonha!

      Tratarei desse assunto no próximo post!

      Quanto à mudança de nome da estação Jaraguá, isso não existe. É apenas boato. Felizmente, não procede, ok?

      Um abraço!

    • Rafael Oliveira
    • 25 de junho de 2011

    Acho que esse boato decorre do antigo nome da estação, que era mesmo Taipas (talvez em referência à estrada, não sei). Mas hoje nem faz sentido voltar atrás.

    • Robson Garcia
    • 14 de julho de 2011

    Eu moro do lado da estação e está longe desta estação ficar pronta. Se tiver 30 pessoas trabalhando, são muitas. Quero só ver… “Final de 2010″… Já estamos em 2011!

    Já se criaram dentes nas galinhas dos vizinhos…

    • Patricia Bedeti
    • 24 de fevereiro de 2012

    Os perueiros estão evoluindo como uma escola de samba.
    Cada ano que passa eles estão dominando o espaço deixado pelos incompetentes e por serem individuais, e com novos carros rápidos.
    Uma prova disto é uma linha que está ao lado da Estação Jaraguá que movimentou nos últimos 2 anos pra cá mais 10 mil usuários por dia que embarcam e desembarcam para o transporte de trem. Trem que demora uma eternidade e é esmagante lata de sardinha.

    Parabéns aos criadores do transporte alternativo individual, linhas 9011/10 (Estação Jaraguá – Terminal Vila Nova Cachoeirinha) e 9011/21 (Estação Jaraguá – City Jaraguá).

    • Caio
    • 29 de março de 2012

    E galera, já estamos em 2012! Agora retiraram a placa e obra não tem prazo pra acabar! Enquanto isso panes nas linhas, pessoas andando nos trilhos e o caos continuam! Lamentável.

    • Ivo G.S.
    • 3 de maio de 2012

    A Estação Vila Aurora ficará próxima à Voith?

    Próxima ao CEU?

    • Celio Pires de Araujo
    • 14 de junho de 2012

    O antigo nome da estação era Parada de Taipas, daí a proposta, talvez, equivocada. Os tempos são outros.

    • Duda
    • 26 de setembro de 2012

    É… Passei perto das obras da nova Estação do Jaraguá e a coisa está indo, heim?

    • Olá, Duda!

      Obrigado pela visita ao blog e seu comentário!

      Não sei se há muito motivo para comemorações. Ao que me parece, houve um problema com a concesionária que ganhou a licitação e as obras atrasarão. Pra variar. Mas me informarei melhor e postarei aqui no blog.

      Abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário