Jaraguá ganha parque no Dia Mundial do Meio Ambiente

null

A Cidade de São Paulo foi homenageada, na última sexta-feira (05/06), com a inauguração dos parques Pinheirinho, em Jaraguá, o Tenente Brigadeiro Faria Lima, na Vila Maria, e o Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Paulo prestou homenagem à Cidade inaugurando três novos parques naturais: dois na Zona Norte (Jaraguá e Vila Maria) e outro na Zona Leste, em Cidade Tiradentes. O Parque Pinheirinho d’Água, com quase 300 mil m², foi entregue pelo prefeito de São Paulo, que vistoriou a área no Jaraguá, integrada ao loteamento City Jaraguá e ao conjunto habitacional da CDHU, onde vivem cerca de 30 mil pessoas.

Com o parque, a comunidade ganha, além de uma extensa área verde, um diversificado espaço de lazer, com quadras poliesportivas, de bocha, campos de futebol, churrasqueiras, pista de caminhada e espaços para lazer e atividades educacionais. A área será usada para formação de escolinhas de esporte, como a “Mais que Vencedor – Futebol e Cidadania”, com 160 crianças com idades entre 7 e 13 anos. Eles terão aulas de reciclagem, preservação ambiental, reforço para as disciplinas de português e matemática, além de noções de cidadania, orientação sexual e contra as drogas.

“No dia do Meio Ambiente, não há nada mais apropriado para a Prefeitura do que entregar três parques para a Cidade. O meio ambiente é nossa prioridade e estamos investindo muito nesse setor, o que nos possibilita inaugurar um local como este”, disse o prefeito, destacando em seguida que a meta da Prefeitura é entregar 100 parques até 2012, com a ampliação dos recursos para o setor, que vem ocorrendo de forma gradual.

Delimitado pelas Estradas do Corredor e de Taipas e pela avenida Amador Aguiar, o Parque Pinheirinho d’Água ocupa uma área que estava abandonada. Com a participação da comunidade, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a Prefeitura elaborou o projeto de construção desse equipamento, privilegiando a proteção da área de vegetação natural, classificada como Área de Preservação Permanente (APP), e as nascentes que irrigam a região.

Além dos espaços para práticas esportivas e de lazer, o parque tem quatro conjuntos de sanitários e vestiários, prédio da administração e um prédio que abriga o Centro de Educação Ambiental. Nesse local, serão desenvolvidas atividades de formação e apoio educacional para a comunidade. Toda a área, formada por platôs interligados por trilhas e pontes de madeira, foi cercada para abrigar os equipamentos e as edificações.

“Com a entrega dos novos parques e dos demais que estão em curso, nós vamos sair de 15 milhões de metros quadrados de área protegida, em 2005, para chegar aos 70 milhões de metros quadrados em 2012. Isso representa uma decisão histórica da Prefeitura no investimento em áreas verdes na Cidade”, comemorou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. Ele salientou que essas áreas serão preservadas e conservadas pela administração municipal, mas também podem ser adotadas pela iniciativa privada, por meio da lei Cidade Limpa, que prevê a celebração de parcerias, com base em termos de cooperação. Por esse mecanismo, os parceiros podem assumir tanto a administração das áreas como a realização de programas de atividades.

Fonte: Prefeitura de SP
Foto: João Luiz G. Silva/Secom

null

Anúncios
  1. Olá Estevão tudo bem?
    Sou o Eric, trabalho na redação do Projeto Revista Viração, vi seu blog e gostei bastante.
    Aqui na Viração estamos começando um curso que se chama Jornal Mural na Escola que vai trabalhar com 12 escolas da região do Jaraguá, por isso achei interessante entrar em contato contigo para pensarmos em algum tipo de parceria de conteúdo.
    Se você pode participar de alguma oficina desse curso, não sei to meio que pensando em possibilidades.

    Bom é isso aguardo um retorno seu. Vou deixar meus contatos aqui.

    Tel: 3567-8688/9136-8837

    Blogs: http://orestante.blogspot.com/
    http://quartomundotvusp.blogspot.com/

    emails: eric@revistaviracao.org.br
    peteric_nirvana@hotmail.com
    peteric_maggot@yahoo.com.br

    • Luiz
    • 19 de janeiro de 2011

    Bem legal o Parque Pinheirinho d’Agua, mas o pessoal da região não tem usado o parque. Ai o que anda acontecendo? Usuarios de crak estão sendo os maiores frequentadores das trilhas. E outra coisa que tinham que ver urgente, é o desmoronamento da trilha acasionado pelo corrego do Jd. Rincão, está um perigo!

    • Olá, Luiz!
      Lhe mandei um e-mail a respeito do assunto. Me ajude e vamos tentar solucionar esse problema, ok?

      Abs!

    • Almir Pereira
    • 10 de abril de 2012

    A mais de 15 anos trabalho com futebol na região, tenho três escolas de futebol particulares e para agradecer a Deus pelas bençãos que tem me dado resolvi montar um PROJETO SOCIAL totalmente gratuito para crianças da região em parceria com algumas associações locais, mas infelizmente me deparei com a política interna do ADMINISTRADOR DO PARQUE PINHEIRINHO D’AGUA que facilita o uso do local por LIGAS DE FUTEBOL da região, mas que dificulta o acesso de PROJETOS SOCIAIS no local por CRIANÇAS, segundo ele, alega conservação do CAMPO durante três dias da semana, mas ele não segue o regulamento que ele mesmo criou do não uso do campo o perído chuvoso, estive no PARQUE e tirei fotos de adultos utilizando o campo e massacrando o grama já castigado durante este perído. Meu nome é Almir e vou lutar até o final pelas crianças da região, caso alguém queira me ajudar entre em contato pelo fone 3972 0961 / 7493 3064, enquanto isto buscarei os orgão públicos e se precisar buscarei apoio da imprensa.

    Abraços a todos!!!

    • Olá, Almir!

      Primeiramente, obrigado pela visita ao blog!

      Gostaria de saber mais sobre essa situação e se possível receber essas fotos que você tirou. Vamos pressionar as autoridades e tentar dar continuidade a esse seu belíssimo projeto social. Me mande um e-mail, por favor: blogdojaragua@gmail.com

      Um abraço,
      Estevão

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: